Amor Líquido by Zygmunt Bauman PDF

By Zygmunt Bauman

ISBN-10: 8537807710

ISBN-13: 9788537807712

A modernidade líquida – um mundo repleto de sinais confusos, propenso a mudar com rapidez e de forma imprevisível – em que vivemos traz consigo uma misteriosa fragilidade dos laços humanos, um amor líquido. Zygmunt Bauman, um dos mais originais e perspicazes sociólogos em atividade, investiga nesse livro de que forma nossas relações tornam-se cada vez mais flexíveis gerando níveis de insegurança sempre maiores. A prioridade a relacionamentos em redes as quais podem ser tecidas ou desmanchadas com igual facilidade – e freqüentemente sem que isso envolva nenhum contato além do digital –, faz com que não saibamos mais manter laços a longo prazo. Mais que uma mera e triste constatação, esse livro é um alerta: não apenas as relações amorosas e os vínculos familiares são afetados, mas também a nossa capacidade de tratar um estranho com humanidade é prejudicada. Como exemplo, o autor examina a crise na atual política imigratória de diversos países da União Européia e a forma como a sociedade tende a creditar seus medos, sempre crescentes, a estrangeiros e refugiados. Com sua traditional percepção fina e apurada, Bauman busca esclarecer, registrar e apreender de que forma o homem sem vínculos — figura primary dos tempos modernos — se conecta.

Show description

Read or Download Amor Líquido PDF

Similar no-ficcion books

Download e-book for kindle: Ensayos reunidos, I. Lulio y Bruno (Spanish Edition) by Yates Frances Amelia

L. a. pasi? n de Frances A. Yates por desentra? ar el misterio de los angeles antigua tradici? n herm? tica, queda de manifiesto en estos ensayos, que giran en torno a dos figuras ya m? ticas de l. a. ciencia medieval: Raimundo Lulio y Giordano Bruno. A mitad de camino entre los angeles magia y l. a. ciencia, l. a. obra de ambos est?

Download e-book for kindle: El Estado Absolutista by PERRY ANDERSON

Los angeles naturaleza política del absolutismo ha sido frecuente tema de controversia dentro del materialismo histórico. Prosiguiendo el análisis iniciado en Transiciones de l. a. Antigüedad al feudalismo, Anderson sitúa a los estados absolutistas de los comienzos de l. a. Edad Moderna sobre el telón de fondo del anterior feudalismo euro

Additional info for Amor Líquido

Example text

Tendo comido da árvore do bem e do mal, nós nos distinguimos Dele, enquanto o fato de não termos comido da árvore da vida O distingue de nós. Ele (a eternidade, na qual se abraçam todos os seres e seus feitos, em que tudo que pode ser é, e tudo que pode acontecer acontece) está próximo de nós. Fadado a permanecer secreto — eternamente além de nossa compreensão. Mas sabemos disso, o que não nos permite ter sossego. Desde a fracassada tentativa de erigir a Torre de Babel, não podemos deixar de tentar e errar e fracassar e tentar novamente.

Em sua essência, o desejo é um impulso de destruição. E, embora de forma oblíqua, de autodestruição: o desejo é contaminado, desde o seu nascimento, pela vontade de morrer. Esse é, porém, seu segredo mais bem guardado — sobretudo de si mesmo. O amor, por outro lado, é a vontade de cuidar, e de preservar o objeto cuidado. Um impulso centrífugo, ao contrário do centrípeto desejo. Um impulso de expandir-se, ir além, alcançar o que “está lá fora”. Ingerir, absorver e assimilar o sujeito no objeto, e não vice-versa, como no caso do desejo.

Nada de apaixonar-se… Nada daquela súbita torrente de emoções que nos deixa sem fôlego e com o coração aos pulos. Nem as emoções que chamamos de “amor” nem aquelas que sobriamente descrevemos como “desejo”. Não se deixe dominar nem arrebatar, e acima de tudo não deixe que lhe arranquem das mãos a calculadora. E não se permita tomar o motivo da relação em que você está para entrar por aquilo que ele não é nem deve ser. A conveniência é a única coisa que conta, e isso é algo para uma cabeça fria, não para um coração quente (muito menos superaquecido).

Download PDF sample

Amor Líquido by Zygmunt Bauman


by Joseph
4.1

Rated 4.05 of 5 – based on 8 votes